A crise do petróleo ocorrida na década de 70 levou muita gente a discutir sobre a possibilidade do uso da energia solar, e o assunto chegou a virar moda. Mas, se pensarmos bem, quase todas as formas de energia que estamos acostumados a utilizar provém mesmo do Sol, inclusive a que é produzida pela combustão do petróleo. As únicas exceções, muito raramente utilizadas, são as energias geotérmica, nuclear e das marés.
A energia hidrelétrica provém do aproveitamento da queda d’ água por intermédio de maquinas hidráulicas denominadas turbinas. Também se obtém energia mecânica a partir de desníveis de água, por meio de rodas-d’água, monjolos, carneiros hidráulicos etc.
Já há algum tempo, uma nova fonte de energia vem sendo explorada no Brasil: o álcool – ou energia de biomassa, porque provém da massa de seres vivos. Mas vale salientar que todas essas formas de energia de biomassa são também originárias do Sol, pelo processo de fotossíntese, que, consiste na captação de energia luminosa e sua condensação na forma de moléculas orgânicas de açúcar, álcool, celulose etc. A própria energia do petróleo e a do carvão mineral são energias de biomassa – porém fossilizada e não-renovável - e, portanto, provenientes da luz solar.
Uma forma de energia que também vem sendo utilizado pelo homem há séculos é a energia eólica, ou energia dos ventos. Os famosos moinhos de ventos, que ainda se vêem nos países europeus, utilizam-se de gigantescos cata-ventos para girar a mó e os instrumentos que trituram grãos e fazem farinha. Outros moinhos, com pás de metal são usados – inclusive no interior do Brasil para puxar água de poços.
Veja abaixo um vídeo que imagina como seria nossa vida sem a energia:
Thais :)