terça-feira, 3 de agosto de 2010

Golfo do México, ou Seria da Morte?

PETRÓLEO: (Definição Informal) Combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.
Essa é uma definição feita por um dicionário, mas se formos fazer uma definição real de petróleo nos dias de hoje, seria muito fácil, em uma palavra:DEPENDÊNCIA. Sim, nossa relação com o petróleo hoje ainda é essa. é tão dependente que criamos tecnologias incríveis para o extrair nos locais mais inimagináveis, um exemplo disso é o pré sal.
A pergunta que logo me faço é, se temos tanta tecnologia, porque quando ocorre um erro somos obrigados a assistir impotentes a morte de um ecossistema como um todo?
Segundo minhas pesquisas pela Internet os dados sobre esse desastre são alarmantes:
  • O poço aberto em alto-mar derramou 4 milhões de litros de petróleo por dia.
  • Pelo menos 75 milhões de litros de petróleo já foram jogados em 110 quilômetros do litoral da Louisiana.
  • Atualmente 20 mil civís e 1,4 mil membros da guarda nacional trabalham na limpeza do Golfo Do México.
  • 792 pássaros, tartarugas marinhas, golfinhos e outros animais marinhos foram coletados mortos no Golfo Do México.
Os números assustam, e sabendo que isso é somente dados preliminares, sabe-se quantos animais foram mortos por um erro humano? o que nos cabe agora é não deixar esse assunto cair no ostracismo. Temos que acompanhar o caso de perto, os culpados devem ser punidos. Afinal, o estrago já foi feito, se é reversível ou não cabe o tempo nos dizer.

Vagner :P


Nenhum comentário:

Postar um comentário